NO DIA 14 de abril P. Passado, no Sítio do comerciante Horli, do Supermercado Heli, realizou-se uma grande confraternização Folclórica, envolvendo dois grupos de Folias de Reis.
NESSE dia a Vila de Claro de Minas foi palco de três importantes acontecimentos.
O primeiro deles, foi a grande manifestação religiosa em louvor a Nossa Senhora da Lapa, envolvendo centenas de peregrinos, que partiram de Claro de Minas, a pé, sentido a Vazante, onde chegariam na gruta de Nossa Senhora da Lapa.
Ali seriam realizadas orações e uma grandiosa Missa Campal.
DEPOIS, as 9.00 h, o belíssimo estádio verde, da Vila, que ostenta o nome do meu companheiro de time, o Amoreiras, o saudoso, ANTÔNIO CALIXTO, foi palco da abertura do Campeonato Rural de Futebol – o Ruralzao.
Grande número de torcedores lotaram a beirada do campo, para prestigiar o evento.
E, FINALMENTE, as 11.00h, deu-se o início de uma importante Confraternização Folclórica, envolvendo dois importantes Grupos de Folias.
O GRUPO de Folia, Estrela da Guia, de Claro de Minas, do qual, orgulhosamente, faço parte, tem como Capitão o companheiro , OLEGARIO BRAZ DE QUEIROZ, era a anfitriã do dia.
Já o Grupo de foliões, Seguidores do Rei, de Uberlândia, que tem como Capitão o Sr JOSÉ JAIRO ALVES, era a visitante.
O OBJETIVO desse encontro era o pagamento de duas promessas feitas, respectivamente, pelos dois Capitães.
Ambos, velhos conhecidos, pois o Capitão, Olegario, quando residia em Uberlândia, também pertencia ao Grupo do Capitao, José Jairo.
Retornando para Claro de Minas, cuidou de criar o seu próprio Grupo, pois tinha todos os requisitos para tal.
CUMPRIRAM, religiosamente o Ritual Sagrado, tendo a Folia anfitriã adentrado os Três Arcos Sagrados e a Folia visitante fez o Ritual da aproximação do Altar.
O Capitão, José Jairo e o seu grupo deram um verdadeiro show de manifestação religiosa, cumprindo todas as etapas do Sagrado Ritual, que se propõem todos os Grupos de Foliões.
DERAM por cumpridas as suas respectivas promessas.
O ambiente era de muita confraternização, pois Grupos de Folias de Santos Reis se consideram como uma irmandade.
A PRESENÇA de convidados, também, marcou e deu brilho ao evento.
EM NOME do Capitão Olegário e sua família, agradecemos a todos os que lá compareceram.
E, de modo especial, o Grupo de Folias, Seguidores do Rei, que deslocaram de Uberlândia, vindo nos prestigiar aqui em Claro de Minas.
Sem esquecer dos amigos da região da Graúna de São Braz, que tão bem recebeu o nosso grupo de foliões e, generosamente, contribuiram para que esse evento fosse realizado.
E, DE UM MODO mais especial,ainda, o Capitão, JOSÉ JAIRO ALVES e sua família que, vencendo as suas dificuldades fisicas – é cadeirante -, nos deixou a todos bastante felizes, principalmente pela belíssima evangelização durante a sagrada oração do tradicional Terço.
PARABÉNS AOS DOIS GRUPOS DE FOLIAS E AOS SEUS RESPECTIVOS CAPITÃES.,,