Advogado, fazendeiro,
escritor e empresário

O DIA: 30 de dezembro de 1944. O local: Fazenda Macaúba, pertencente ao casal, Marciano Dias da Cunha (Seu Dandico) e Dona Ana Justiniana Teixeira.

NAQUELE DIA, inteirado com a noite, seria realizada a Festa de Reis tão esperada, no povoado do Chapadao Pau Terra, nos cumes da Serra Geral.

Por essa razão todos os filhos, genros, noras e netos mais graúdos do Seu Dandico, arrearam a tropa e subiram a Serra, na expectativa de viverem bons momentos juntos aos Foliões e os amigos da região.

NA FAZENDA, ficaram somente o casal de velhos – nem tão velhos assim -, a filha, Maria, o genro Oscar e uns tantos netos mais novos, aos cuidados dos avós.

A FILHA MARIA, residia, junto ao marido e os três filhos que tinham, estava nos dias de ganhar o seu quarto filho.
Por isso não foram também á festa e não distanciaria da mãe, a melhor parteira da região.

A VÓ, já cuidava de arrumar as camas para a netaiada, quando chega o Genro Oscar, apressado e dando notícia de que a Maria já dera os sinais de um parto iminente.

A CASA deles era bem próxima. Dali já saíram levando os netos e meios de dormirem por lá mesmo, além dos petrechos necessários ao parto.Colchões foram estendidos juntinhos no piso da sala, onde a criançada deveria dormir.

A VÓ PARTEIRA iniciou a prática do seu ofício, auxiliada pelo marido e pela primogênita do casal, que contava seus cinco pra seis anos. A sua utilidade era importante, pois apesar da idade, sabia onde estariam os cueiros e as roupinhas do futuro filho, ou filha.

No quarto, com a filha parturiente, somente a futura vó do nascituro(a).

A MENINADA, alheia ao que se passava, era obrigada a permanecer em silêncio, por força do piraí do velho, que não arredava do tamborete, de onde ouvia, também, o que acontecia dentro do quarto.

LÁ PELAS dez horas da noite, a Vó Ana convocou o Avô, dando-lhe a notícia do nascimento de mais um neto: era um menino…

Chamou, também, a neta, Ireni, a mais velha do casal, para trazer as roupinhas do recém nascido. – Ela sabia onde estavam e trouxe rapidinho…

 

NO OUTRO DIA, 31 de dezembro, que os festeiros, chegando ao raiar do dia, souberam que tinha vindo ao Mundo aquele que seria batizado com o nome do avô, MARCIANO BORGES DE MELO e que deveria dele herdar o apelido de DANDICO, mas que reduziu com o tempo pra DICO.

 

E HOJE, dia 30 de dezembro, na presença dos seus familiares e amigos, curte a ressaca boa da Festa comemorativa dos seus 80 anos, que aconteceu no Salão de Festa”LUIZ EVENTOS”, abrilhantada pela extraordinária Banda “PH e GUSTAVO.”

 

Peço licença aos quatrocentos participantes, aos quais muito agradeço, para mencionar alguns nomes, que para mim são especiais.

Dr Joaquim Álvares da Silva Campos, colega e amigo de Paracatu;
Dr Geraldo Teixeira de Lima, meu grande amigo e o primeiro Médico de Vazante;

Tio Alirio Borges da Cunha, o único Tio vivo que temos entre nós;

Dr. Antônio Valeriano Corrêa, meu amigo e o primeiro Agrônomo de Vazante e o melhor Diretor Escolar de Vazante;
O Professor, Valdir de Oliveira, grande e festejado mestre no Ginásio Estadual, Pedro Pereira, transferindo-se para Paracatu, se fez Presidente da COOPERVAP, por três mandatos consecutivos;

Hélio Pereira Guimarães, meu amigo e compadre, o melhor Prefeito de Vazante;
Dr. Gilberto Batista, colega e amigo de muitas lutas;

Dr. Olivar Noronha, o grande MANITO, da dupla Osmano e Manito e sua família. Ele, meu amigo e Colega de Faculdade.
A minha esposa, Maria Olivia G. de Melo, minha filha, Tânia e meus filhos, Vinicius e Vernec e minhas noras! Netos, netas e bisneta.

Meus irmãos, de modo especial, minha primeira mana, Ireni – aquela que auxiliou no meu nascimento e minha mana, Terezinha Melo, que superou graves problemas de saúde,, para estar conosco.

 

FINALMENTE, agradeço a super produção da Banda “PH eGUSTAVO”, e a canja do grande intérprete, meu primo, Rogério, bem como aos grandes, Manito e Manito Júnior.

 

COMO VOCÊS ME FIZERAM FELIZES E ME CONCIENTIZARAM DO QUANTO FOI BOM VIVER ESSES 80 ANOS…

 

 

Share this post

Project in mind?

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.

MARCIANO BORGES

Escritor, fazendeiro e empresário

Telefone

(34) 99171-5382

Email

financeiro@montanheza.com.br

Skip to content