Advogado, fazendeiro,
escritor e empresário

COM MUITO orgulho e alegria, registramos a Ordenação Episcopal do nosso conterrâneo, DOM VICENTE, como Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Brasília.

EMBORA tenha nascido em João Pinheiro, foi criado pelos pais no município de Vazante, na comunidade de Rio Escuro, na fazenda Bom Sucesso.
Seus pais, Nicacio Tavares da Silva( in memorian) e D. Junia Alves da Silva.
Família numerosa, sendo sete irmãs: Maria, Neusa, Eleusa, Marina, Gina, Cleide e Cássia. Completa a família o irmão caçula, o Gideon.

AINDA muito jovem se interessou pelas coisas Sagradas.
Participou de Encontros de Jovens, tendo Coordenado o Grupo MUSAC, da Paróquia de Nossa Senhora da Lapa. Participou de diversos Cursos sobre as Sagradas Escrituras; Retiros para Jovens da RCC.

EM 1992,o jovem Vicente, fez seu primeiro encontro vocacional no Seminário Menor dê Paracatu, da Diocese homônima. Reafirmou as suas inclinações vocacionais, mas se esbarrou em uma outra oportunidade de trabalho. Foi aprovado em um concurso para ingresso na Polícia Florestal, em Patos de Minas.

DUROU pouco na Polícia e se transferiu para Brasília, buscando um Curso de Agronomia.
Ali na Capital, reaproximou-se da Igreja. Fez diversos outros Cursos, orientado pelo seu pároco, Padre Ultsses Reis( falecido em 2.020), ingressou no ano de 2.000, no Seminário Maior Arquidiocesano Nossa Senhora de Fatima.

APÓS os seus estudos de Filosofia e Teologia e depois de prestar diversos trabalhos no apostolado, foi ordenado Sacerdote no dia 09 de dezembro de 2.006.

PRESTOU seu ofício Sacerdotal em diversas paróquias da Capital Federal e também no vizinho estado Goiano.
Retornando para Brasília foi nomeado para importantes Paróquias de Brasilia.
Como reconhecimento da sua capacidade passou a fazer parte do Colégio dos Consultores da Arquidiocese Brasília.

ATÉ. Que, no dia 19 de março de 2.024, foi nomeado pelo Papa Francisco, como Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Brasília, com a dignidade de Bispo Titular de Gergis.

NA PRESENÇA da sua família, convidados e diversas autoridades religiosas, recebeu a Ordenação Episcopal no dia 01 de maio de 2.024, na Catedral Metropolitana de Brasília.
No mesmo dia, também, foi Ordenado o Bispo de Tocantinopolis,Carlos Henrique Silva Oliveira.

O ORDENANTE principal foi o Arcebispo de Brasília, Cardeal Paulo César Costa, coadjuvado pelo Arcebispo de São Salvador da Bahia, Cardeal
Sérgio da Rocha e pelo Bispo de Luziana, Waldemar Passini Dalbello.

A FOLHA dos serviços religiosos do então Padre e hoje Bispo Vicente e de uma dimensão impressionante e de uma importância incomensurável, que tomaria muitas outras páginas desse relato.

O QUE importa é o orgulho da sua família e de todos nós vazantinos, saber do valor que tem esse nosso conterrâneo, não só como um Cristão convicto, bem como um devoto de Nossa Senhora da Lapa, servindo a nossa Santa Igreja em tão importante Cargo.

PARABÉNS, Dom Vicente!!!
PARABÉNS, família Tavares, nas pessoas de D. Junia e do saudoso Sr Nicacio!
PARABÉNS a todos nós os Vazantinos e, AGRADECIDOS, a Santa Igreja Católica Apostólica Romana, por acolher no seu seio esse nosso querido e humilde irmão, Servo de Deus!!!!

Share this post

Project in mind?

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.

MARCIANO BORGES

Escritor, fazendeiro e empresário

Telefone

(34) 99171-5382

Email

financeiro@montanheza.com.br

Skip to content