Advogado, fazendeiro,
escritor e empresário

FESTA DE CARROS DE BOI “A TRADICIONAL”

FESTA DE CARROS DE BOI

      “A TRADICIONAL”

NOS DIAS 27, 28,29 do mês de julho de 2.023, realizou-se a Festa de Carro de Boi, da família Guimarães, conhecida doravante como: “A TRADICIONAL”.

SEGUINDO o ritual de sempre, teve início com o carregamento dos carros, tendo como palco a Associação da Carranca. Ali foram realizadas as inscrições dos carreiros, com a numeração de cada um, culminando com um concorrido Forró, animado com um Show de Fernando Costa – O Trovão do Forró.

NA MANHÃ seguinte, sexta feira, após o tira jejum costumeiro, se deslocaram rumo a Associação Amoreira, passando pelo local mais esperado pelos carreiros e aqueles que apreciam o “raly rural”, a famosa subida da serra da Boa Vista.

Naquele local, além dos aficionados pela carreata, aguardavam os demais visitantes, o ELIAS DO ACORDEOM e WALTER SILVA, para o costumeiro show e  forró. Enquanto isso os carreiros faziam a demonstração de habilidade e domínio sobre os seus animais, rompendo a íngreme subida da Serra da Boa Vista, aos olhos extasiados dos velhos carreiros e apreciadores daquelas façanhas. Para muitos outros uma experiência nova.

O FORRÓ ganhava força, os pés de valsas, com destaque para o Monsenhor Augusto, deixavam o suor escorrer pelos corpos e os carreiros seguiam rumo a Associação da Amoreiras, onde os aguardavam uma noitada de muitas festas e entretenimentos.

O que tinha de mulher bonita, não dá nem pra imaginar… Eu não fui na Amoreira, mas me informaram que tinha outro tanto…

São elas que enfeitam qualquer ambiente…

Nesse local foi registrado o aniversário do idealizador das Festas de Carros de boi, em Vazante, o que disseminou por toda a região, dia em que HÉLIO PEREIRA GUIMARÃES, completava os seus 84 anos de idade. Os presentes se reuniram em torno dele e ao som do acordeom do Elias e da voz de Walter Silva e todos os presentes, foi cantado o tradicional, Parabéns pra você, após o quê, recebeu os Parabéns afetuosos dos amigos e amigas presentes.

 

NAQUELA Associação, lugar agradável e confortável, a partir das dez horas da noite, no segundo dia da Festa, o Forró comeria solto, animado pelos MIÓ DO FORRÓ, com promessa de terminar somente quando o dia amanhecesse.

E, foi o que aconteceu. Noite animada. A Galera entusiasmada e de um comportamento exemplar. Podendo afirmar que não houve nenhum registro de ocorrência, que pudesse manchar essa belíssima festa.

 

CHEGOU FINALMENTE, o terceiro dia dessa festança maravilhosa.

Os carreiros, novamente, após o tira jejum suculento, rumaram para o destino final, na FAZENDA BARRAGINHA, de propriedade de Hélio Machado e Elza Machado, onde já os aguardavam uma multidão de gente animada.

 

ANTES da recepção dos verdadeiros donos da festa, OS CARREIROS e seus BOIS, haveremos de realçar a beleza e a praticidade do local escolhido para essa Festa da TRADICIONAL, após 03 (três) anos sem que pudesse ser realizada, devido a ocorrência da Covid. Como foram felizes na escolha do local, para a reestreia da grandiosa Festa. A organização impecável, com os direcionamentos corretos para os automóveis e para os carros de boi e seus bois, num espaço de dimensões suficientes para oferecer conforto aos visitantes e aos donos da festa, os Carreiros.

 

MAS ISSO só foi possível graças a inteligência e sensatez dos ex diretores da ASCAVA, que tiveram a sabedoria de repassar o bastão para uma geração mais nova da Família Guimarães, tendo a frente a Jovem SAMARA GUIMARÃES, como Presidente; Alan Pedro, Vice-Presidente; Reverson dos Santos, Tesoureiro; Greice Kelle, 2ª Tesoureira; Elizabete Monteiro, Secretária; Matheus de Jesus, 2º Secretário e Edyvan Fernando, Diretor de Protocolo.

Para compor o Conselho Fiscal, o Advogado, Sávio Santiago, Hélio Guimarães e Arão Pereira. Tendo como suplentes, Elder dos Santos, Kaic Guimarães e Eva Aparecida.

Evidentemente que sempre se aconselhavam com os veteranos, assim que fosse necessário. Experiência não se compra, se adquire…

 

A RECEPÇÃO dos carreiros e candieiros diante da presença de centenas de pessoas, foi registrada com muitos aplausos. Como sempre o competente, Maurício Araújo, com a sua voz inconfundível e o conhecimento que tem com todos os carreiros, sabe tirar de cada um deles o depoimento certo na hora certa, fez um belíssimo trabalho.

PARABÉNS a todos os sessenta e três carreiros e candieiros, que fizeram a alegria de milhares de pessoas que participaram do encerramento da festa. São vocês a razão principal desse evento de natureza turística, mas, sobretudo, de resgate de uma tradição centenária, que envolve uma grande parte da população.

AS HOMENAGENS tiveram lugar marcantes após a apresentação dos carreiros e candieiros.

Foram homenageados os saudosos, José Machado Guimarães, que fora por longos anos anfitrião dos eventos anteriores e, sobretudo, um grande carreiro. Belas palavras foram ditas em sua honra, recebendo as placas de homenagens a sua viúva, D. Idalice Machado e os filhos que se encontravam presentes.

Recebeu, também, homenagens, a viúva e os filhos do carreiro, Fernando Pinheiro, que, como o seu pai, foi um assíduo participante dessas festividades.

 

O IDEALIZADOR e fundador da Festa dos carros de boi, Hélio Pereira Guimarães, juntamente com o seu irmão, Eustáquio Guimarães foram, merecidamente, homenageados. No uso da palavra, relembrou quando teve a ideia de criar essa festa. Foi por acaso. Relembrou quando foi instado para tirar uma madeira para o Eustáquio, na região do Indaiazinho. Devido a dificuldade, lhe veio a cabeça convocar mais uns três ou quatro carros de pessoas amigas, para fazer aquele carreto. Ao passar nas ruas de Vazante, viu o quanto chamou a atenção aquela fila de carros de boi.

Daí a decisão. Vou fazer todos os anos um mutirão de Carros de boi. Com essa decisão, nasceu a Festa do Carro de Boi, que disseminou por toda a região e para diversas outras regiões do Estado.

 

ESSE MOVIMENTO de resgate cultural ganhou vulto, sendo reconhecido como um parceiro do Turismo de Vazante, referente ao biênio 22/23, recebendo o Selo de Turismo, como um prêmio pelo incentivo e o resgate cultural e folclórico do nosso rico Estado de Minas Gerais.

 

AS FESTANÇAS encerraram na manhã de domingo, após os dançarinos de todas as idades, levantarem a poeira do chão, ao som da banda do trio Alto Astral, que deram um show musical e de forró, justificando a fama dos seus componentes.

 

PARABÉNS, Samara Guimarães e sua equipe!

PARABÉNS, carreiros e candieiros!

PARABÉNS, família Guimarães!

PARABÉNS, Povo de Vazante e da região!…

PARABÉNS, TRADICIONAL!!!

 

Share this post

Project in mind?

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.

MARCIANO BORGES

Escritor, fazendeiro e empresário

Telefone

(34) 99171-5382

Email

financeiro@montanheza.com.br

Skip to content