HOJE amanheci muito triste.
Não pelo resultado negativo que obteve o Projeto de Resolução, que tinha como objeto a concessão de um título de Honra ao Mérito pelas inúmeras realizações por mim efetuadas ao longo da minha vida. Mas sim, pela triste constatação do nível de alguns Vereadores, componentes da Câmara Municipal de Vazante.
O MEU CURRICULUM, que fazia parte integrante do mencionado Projeto, se não é o maior, mas com certeza é um dos maiores, não só em quantidade de benefícios por mim realizados, ou com a minha participação, como da importância dessas instituições que até o presente momento fazem parte integrante da nossa comunidade e presta relevantes serviços aos nossos conterrâneos.
INFELIZMENTE, nem todos os componentes da Edilidade Municipal, tiveram o cuidado de analisar esse importante item, Peça fundamental para embasar uma aprovação, ou rejeição da Proposição colocada em análise e votação.
APESAR de haver obtido o quórum simples de seis votos a cinco, não foi o suficiente para a sua aprovação, eis que nesse caso o quórum é qualificado, devendo obter dois terços dos votantes.
DESTARTE, votaram em favor do Projeto os Vereadores: Edgard Rosa, Gilberto Rosa, Paulinho do Osterno, Romes Vaz, Daniel Henrique e a Vereadora, Débora Machado. Encaminharam contra os Vereadores: Ananias Ferreira, Célio Gomes e Anísio da Gráfica. Já os Vereadores, Cabo Augusto e Victor Gabriel, abstiveram os seus votos, o que equivale votarem contra, pois esses votos seriam aqueles necessários a completar os oito votos necessários a atingir os dois terços e aprovar a matéria.
COMO disse no início desta matéria, acordei triste não tanto pela decepção de ver o Projeto ser rejeitado, mas sim, por ver comprovado aquilo que se ouve nas ruas, ser essa Câmara dominada, em grande, parte pelo Chefe do Executivo – evidentemente, com as devidas ressalvas, pode-se afirmar essa verdade. Pois, sendo ele e o primo que o antecedeu no Palácio do Zinco, desafetos explícitos do Dr Marciano Borges de Melo, em razão da luta constante desse vazantino arraigado, em mostrar ao nosso povo o alto índice de corrupção nas suas administrações, pode-se afirmar que houve, com certeza, a ingerência do atual prefeito no resultado dessa votação.
ISSO e tão verdade, pois recentemente, o Chefe do Executivo conseguiu aprovar dois Projetos de Leis, que o autoriza a contratar empréstimos junto a Instituições Bancárias, num valor acima de R$ 5.000.000,00 (cinco milhões de reais), para fazer obras nesse seu final de mandato, sendo certo que é dito e propalado por todos os seus apoiadores que ele tem vultosas importância em Caixa, para fazer obras no último ano do seu Governo. Se tais avenças forem realizadas (o que não acredito), em razão de restrições legais, ficarão para serem liquidadas pelo seu sucessor.
COMO eu sempre digo: “Se isso não me mata, me alimenta!” Todas as vezes, ao longo da minha jornada, que tentaram me diminuir, me elevaram a níveis a cada dia mais alto. Basta ver que eu sobrevivi a todos os tipos de NARRATIVAS perpetradas por esses imbecis que ocuparam e ocupam o Poder Municipal por longos anos. Se não fosse a minha garra e capacidade de resistir, eu estaria longe daqui e não teria tido uma trajetória exitosa, quer seja profissional, cultural e financeira. Certamente a nossa cidade não contaria com uma CREDIVAZ, um LATICÍNIO, uma RÁDIO MONTANHEZA, uma COMARCA, uma OAB, uma sala de AA, uma área de Lazer no SOCIAL VAZANTE CLUBE… e muitas outras cositas mas… Assim afirmo, em razão de nunca terem atinado a dotar a nossa Cidade de nada que não seja construída com o dinheiro público, muitas vezes com aplicação duvidosa.
AGORA eu indago: E esses indignos representantes do nosso Povo, que se apequenam diante de um governante indigno, fazendo-os andar de quatro, mendigando pequenos favores e perdendo também as suas dignidades, não fazendo jus aos votos que receberam? Sendo que eles têm nas mãos o Poder de fazer qualquer tiranete desses beijar as suas mãos.
COMO é bom olhar nos olhos das pessoas sem nenhum pejo. Mirar olho a olho da esposa, dos filhos, neto, bisneta e amigos tendo a consciência tranquila, podendo fazer um retrospecto da sua vida, sem temer a justiça e o próprio Povo da sua terra.
AGRADEÇO penhoradamente aos Vereadores, Edgar Rosa, Gilberto Rosa, Paulinho do Osterno, Daniel Henrique, Romes Vaz e a Vereadora, Debora Machado, pela bela atitude tomada ao compreender a importância desse Projeto. Com certeza ficarão lembrados e honrados pelos seus familiares.
ME COLOCO diante de todos e me submeto ao julgamento do nosso Povo e indago:
QUAL O MANÉ QUE PERDEU???